Sessão Magna Aberta em comemoração dos 150 anos da aprovação da Lei do Ventre Livre na ARLS Rio Branco nº0508

Neste dia 22/nov/21 a A.R.L.S. Rio Branco 508, do Oriente de Bom Jardim, RJ, promoveu uma Sessão Magna Aberta à Comunidade de Bom Jardim, comemorativa do Dístico 2021 – “1871-2021: 150 anos da aprovação da Lei do Ventre Livre, de autoria do Grão-Mestre Visconde do Rio Branco”.

Aproveitando-se do fato do Visconde do Rio Brando, José Maria da Silva Paranhos, ser o patrono de nossa loja, e ainda do fato de que 2 dias antes, em 20 de novembro ter sido comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, a loja organizou uma palestra que foi proferida pelo Professor Déscio Frerie, que nos brindou com uma palestra conduzida de forma não somente educativa mas também leve e agradável, prendendo a atenção de todos e fazendo com que não se percebesse a passagem do tempo. Vários membros representativos da comunidade negra de Bom Jardim foram convidados e absolutamente todos compareceram o que muito nos honrou e alegrou, contribuindo sobremaneira para abrilhantar o evento. Estavam presentes os 2 Assessores do Grão Mestrado do GOB RJ para a 30ª Circunscrição, o Venerável Irmão Danton Heloécio, representando o Grão Mestrado e o Venerável Irmão Disney Cunha. Também nos prestigiaram os Veneráveis Cristiano Bastos, da loja Pátria e Família do oriente de Cordeiro, Erick Panisset, da loja Professor Oscar Argollo do oriente de Nova Friburgo, Luiz Carlos, da loja Lauro Sodré IV do oriente de Itaocara, Mauro, da loja União, Patria e Caridade do oriente de Laranjais, além de irmãos das lojas Indústria e Caridade de Nova Friburgo, União Vale do Rio Negro de Valão do Barro, da Estrela do Rio Comprido, do Rio de Janeiro, e da loja Nova Cruzada, da Grande Loja no oriente de Cambuci.

Ao receber os convidados o Venerável Mestre Pedro Paulo Erthal e todos os membros da loja ficaram também muito honrados com a presença de diversas autoridades como o nosso Prefeito Municipal, o Exmo. Sr. Dr. Paulo Barros e a nossa Vice-Prefeita, Exma Srª Simone Capozi. Também estiveram presentes o Vereador José Ricardo, conhecido como Kado, primeiro e único vereador negro já eleito em Bom Jardim, o Capitão PM Wallacy Velasco, comandante do Destacamento da PM de Bom Jardim, o Sr. Ilver Figueira, presidente do Centro Espírita Luz e Verdade, o Sr. Alexander Gonçalves, presidente da APAE de Bom Jardim, o Sr. José Ricardo Tiller, presidente do Bom Jardim Maravilha Clube e o Sr. Evandro Coelho, representante da Caravana da Cultura Racional. da APAE de Bom Jardim, fazendo com que a sessão tivesse a presença de cerca de 70 pessoas. Ao final foi oferecido uma singela recepção.

Com esta homenagem a Loja Rio Branco reforçou os laços de união com a nossa comunidade e reafirmou o seu compromisso para com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Mais do que isso, agiu de forma positiva para quebrar alguns paradigmas e preconceitos que ainda existem para com a nossa ordem.

You may also like

Leave a Comment

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com