ADMIRAÇÃO E RESPEITO SE CONQUISTAM

by Sec.:Est.: de Gabinete

ADMIRAÇÃO E RESPEITO SE CONQUISTAM

Segundo Lowell Thomas, dentre os principais interesses das pessoas adultas está a vontade de aprender como lograr êxito em nossas relações interpessoais.

Por isso, passamos a destacar alguns pontos, considerados por muitos, indispensáveis no trato com as pessoas.

Dentre algumas técnicas fundamentais no trato com as pessoas está o fato de que todos nós, maçons ou não, desejamos ser tratados com atenção e respeito. Assim, é importante lembrar que, um grande homem demonstra sua grandeza também pelo modo como trata as pessoas, principalmente os mais humildes.

Para alguns, a personalidade e a habilidade no falar das pessoas são mais importantes do que o conhecimento, uma vez que, este desperta o interesse de poucos.

Ressaltamos que, um grande passo na direção de se obter êxito no lidar com as pessoas poderá ser dado se, ao invés de, apenas conhecer as pessoas, procurarmos compreendê-las. Procure, por exemplo, saber por que elas agem de um determinado modo.

Nesse sentido, demonstrar interesse pela pessoa, buscando conhecê-la é um processo muito mais produtivo do que a crítica; e isso enseja simpatia, tolerância, bondade e, sobretudo, respeito ao ser humano.

Há quem diga que, saber tudo é perdoar tudo, dessa maneira, vale recordarmos que, Benjamin Franklin ensinava que “não se deve falar mal de ninguém, mas, sim falarmos tudo de bom que soubermos das pessoas”.

Um dos grandes segredos no trato com as pessoas está em entender que quase todas gostam de ser cumprimentada.

Lembramos ainda que, primeiramente, devemos despertar na outra pessoa uma expectativa ou um desejo sobre nós mesmos. Aquele que conseguir esse despertar terá todo mundo a seu lado. Quem não o conseguir, trilhará num caminho muito mais difícil e, até mesmo, solitário.

Um dos passos para atrairmos a atenção das outras pessoas é sermos um bom ouvinte que, além disso, incentive os outros a falarem sobre si mesmo. Assim sendo, busque falar sobre coisas que possam interessar também a outra pessoa.

Outro fator importante no tratar o outro é de que, o nome de uma pessoa é para ela o som mais bonito e importante que existe em seu idioma, por isso, sempre que possível, guarde-o e o pronuncie quando estiver falando com ela.

Segundo Willian James, “o mais profundo princípio na natureza humana é o desejo de ser apreciado”. Dessa forma, “faça aos outros o que quer que eles lhe façam”, já nos dizia Jesus.

Desse modo, mantenha sempre uma boa aparência e um sorriso amigável, pois, “uma pessoa sem uma fisionomia alegre ou sorridente não deve abrir uma loja” (Provérbio Chinês). Portanto, se realmente desejar que as pessoas gostem de você, seja educado e simpático, pois, ser educado e ter boas maneiras são, em qualquer que seja a relação, muito mais produtivos do outras formas de manifestação.

Alguns autores sugerem que, para conseguir importantes resultados de simpatias junto às pessoas, precisamos nutrir um profundo desejo de aprender, sempre. Dessa forma, sempre que possível, procure ver as coisas pelo ponto de vista alheio (do outro), bem como mostrar-se interessado às ideias e aos desejos dos outros.

Contudo, não podemos nos esquecer de que todo aprendizado é um processo ativo e contínuo. Como disse Emerson, “Cada pessoa que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender com ele”. Dessa forma, podemos dizer que, quando se faz, se aprende muito mais.

Concluindo, devemos ter em mente que, para termos sucesso ao interagirmos com outras pessoas é indispensável sermos altruístas. Nos colocarmos no lugar do outro é um exercício diário e contínuo que nos auxilia em nossa própria evolução espiritual e, sobretudo, maçônica, pois, demonstra o respeito e cuidado que temos ou devemos ter em relação ao próximo. Essa prática significa também observar os princípios que regem a Maçonaria.

AILDO VIRGINIO CAROLINO
Secretário Estadual de Gabinete

You may also like

Leave a Comment

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com