Suprema Congregação da Federação: Um marco na Maçonaria Brasileira

A Suprema Congregação da Federação, o órgão consultivo de maior relevância dentro do Grande Oriente do Brasil (GOB), reuniu os mais destacados líderes maçônicos do país durante três dias de intensos debates, reflexões e palestras na sede do Grande Oriente do Brasil, em Brasília.

O evento teve início em 13 de setembro e foi encerrado em 15 de setembro, marcando um momento crucial na história da Maçonaria brasileira.

O Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro, André Luís Rosa dos Santos, e o Poderoso Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro, Irmão Getulio José Pereira, também participaram do evento, acompanhados do Irmão Marcelo Ramos do Carmo, Secretário Estadual de Planejamento, que integrou a comitiva do Grão-Mestre.

Durante esses três dias, autoridades da maior potência maçônica da América Latina compartilharam seus conhecimentos e experiências, abordando diversos temas cruciais para o fortalecimento e a evolução da Maçonaria. Entre os destaques estiveram palestras como “Os aspectos e impactos das gerações na comunicação entre Irmãos”, apresentada pelo Irmão Arlindo Chapetta, Secretário Geral de Comunicação e Informática, e “O desafio e reflexões sobre estratégia de crescimento das Lojas e dos Quadros”, conduzida pelo Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Irmão Ademir Cândido.

Também foram palestrantes o Irmão João Baptista de Oliveira; Virgínia Montagnana – Presidente Nacional da FRAFEM; ArquiARIano Bites – Secretário Geral de Entidades Paramaçônicas); Maurílio Gomes – Secretário Geral de Administração e Patrimônio; Sinval Danielle – Secretário Geral de Previdência e Assistência; Ruy Borges – Secretário Geral da Guarda dos Selos; Reginaldo Gusmão – Secretário Geral de Educação e Cultura; Orlando Nascimento Secretário Geral de Finanças; Raul Sturari – Assessor Especial de Relações Institucionais; Ibiapaba de Oliveira – Procurador Geral; Lucas Galdeano – Secretário Geral de Relações Maçônicas Exteriores; Eliseu Kadesh – Secretário Geral de Planejamento; Pedro Juk – Secretário Geral de Orientação Ritualística; e Sapientíssimo Irmão Adalberto Eyng, Grão-Mestre Geral Adjunto.

Outros temas abordados incluíram a importância do Conselho Federal, a função da unidade ritualística na preservação da identidade cultural maçônica, o uso da tecnologia na gestão maçônica e o papel da família maçônica na sustentabilidade da Loja e nas ações filantrópicas da Maçonaria.

O encerramento da Suprema Congregação da Federação, em 15 de setembro, foi marcado por um sentimento de otimismo e comprometimento com o futuro da Maçonaria no Brasil. Além das palestras e debates, o evento proporcionou um espaço para a troca de experiências e a discussão de questões prementes para a Maçonaria brasileira. Os líderes maçônicos saíram do evento com novas ideias e estratégias para fortalecer a Ordem e continuar a desempenhar seu papel na sociedade.

You may also like

Leave a Comment

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com