A CULTURA NÃO TEM ÉPOCA DEFINIDA…….FAZ PARTE DA FORMACAO HUMANA

Texto: Fernando Pessoa

– Poema em Linha Reta

– Tabacaria

Fernando Pessoa fez parte do segundo movimento do modernismo na literatura portuguesa.

Além de sua formação acadêmica, foi muito bem versado em astrologia, astronomia, filosofia, ciências ocultas e era poliglota.

Pessoa deixou de lado a métrica, a rima e as escolas clássicas da poesia. Inovou a poesia, tornando-se o mais universal poeta português. Ele criou vários Heterônimos como Ricardo Reis, Álvaro de campos, Alberto Caeiro.

Poema em linha reta e tabacaria são obras de Álvaro de Campos. Essas poesias revelam de maneira intima as diversas pessoas que existiam em Fernando Pessoa. Revelam também uma visão de mundo um tanto particular e por vezes pessimista.

Fernando Pessoa escreveu em sua época poemas que nos alimentam até hoje. E por isso deve ser citado e recitado sempre.

Direção: Evelin Reginaldo

Quando o processo de “Rastros de Pessoa” começou, eu não me coloquei como diretora efetivamente, mas sim como pedagoga. O trabalho consistia em um estudo prático das ações psicofísicas, termo elaborado por Stanislavski e desenvolvido por Grotowski. E para inspirar as ações, o ator escolheu as poesias de Fernando Pessoa. Assim começamos um trabalho sem ambição de criar um espetáculo, sem saber onde iríamos chegar. A premissa inicial do trabalho era fazer algo que nunca tínhamos feito antes.

Com o passar do tempo o estudo foi se transformando numa peça e eu me transformando como diretora. E como diretora, eu gosto de pensar os porquês. Por que trabalhar com poesia?

Por que Fernando Pessoa e seu niilismo? Por que fazer teatro hoje? Rastros de Pessoa é uma resposta. Acredito que em tempos difíceis precisamos cada vez mais de poesia.

Atuação: Akamouth Ysraeli

Celebrando 131 anos de nascimento do poeta e 84 anos de sua passagem para o Oriente Eterno nada mais justo do que celebra-lo em um templo maçônico em estilo psicofísico inédito, uma vez que teatro tradicional muitos o fazem brilhantemente.

 

You may also like

Leave a Comment

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com