Ordem DeMolay

by gobrj

História

Criada por inspiração de um maçom americano Frank Shermann Land, em Kansas City, nos E.U.A, em 1918, sua idéia inicial era ajudar um jovem, Louis Gordon Lower, que havia perdido seu pai em um acidente. Este sonho cresceu e foi a semente para a idealização de uma Ordem Juvenil, tendo seu começado com a iniciação do jovem Louis Lower e mais oito amigos e, através deles, vários outros continuaram a difundir os propósitos da Ordem pelos Estados Unidos.
Quanto a escolha do nome dessa organização, depois de inúmeras citações, Ir. Land falou para os jovens sobre a história de Jacques De Molay, último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que foi condenado à morte na fogueira por não contar os segredos de sua Ordem e não delatar seus companheiros. O exemplo e ideal de lealdade de De Molay fascinou a todos e foi facilmente identificável com as propostas que o grupo possuía e ainda hoje possui.
Sentindo que faltava algo que diferenciasse essa organização das demais já existentes, o maçom Frank Marshall, criou o ritual DeMolay, onde há escritas belas cerimônias que visam imprimir nos jovens os mais elevados valores defendidos e cultivados por essa Ordem.
No Brasil,
O Estado do Rio de Janeiro é o berço da Ordem DeMolay no Brasil, tendo sido a cidade onde, em 16 de agosto de 1980, com a iniciação de cinquenta e nove jovens, foi fundado o primeiro Capítulo DeMolay em solo brasileiro.
Sendo este fato, resultado dos esforços do visionário Maçom Alberto Mansur, que idealizava com esse ato, dentre outras conquistas, incentivar o congraçamento da família.

Como resultado do crescimento da Ordem DeMolay em nosso país, e para gerar maiores avanços da nossa Ordem no Brasil, em 12 de abril de 1985, marcada por uma série de festividades na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil – SCODB (www.demolay.org.br), responsável por gerir a Ordem DeMolay no Brasil.

E visando dar maior dinamismo à nossa Ordem no Rio de Janeiro, foi fundado em 19 de novembro de 2005, o Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro da Ordem DeMolay para o Brasil (www.demolayrj.com.br), funcionando sob a autoridade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. O Grande Capítulo do nosso Estado passou a ser o responsável por responder e gerir a Ordem DeMolay no Rio de Janeiro.
Hoje, sendo responsável por administrar 30 Capítulos no Rio de Janeiro. Empenhando-se em acompanhar os Capítulos do nosso Estado, oferecendo ferramentas para o seu crescimento e desenvolvendo projetos que levem ao avanço e o fortalecimento da Ordem DeMolay no Estado do Rio de Janeiro.
 
O que é?
A Ordem DeMolay é uma organização sem fins lucrativos e patrocinada pela Maçonaria Universal, tendo como objetivo a formação de líderes para a sociedade e cidadãos para o bem. Em suas reuniões ritualísticas, transmite-se ensinamentos baseados em Sete Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência às Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Mas seus ensinamentos vão mais além.
Ingresso,
Podem ingressar nessa organização deve ser um jovem do sexo masculino, ter de 12 a 21 anos, ser indicado por um maçom ou dois DeMolays, acreditar em um Ser Superior e possuir exemplar conduta. E em nossos Capítulos desenvolvemos trabalhos de filantropias em favor dos mais necessitados, incentivamos o culto a Bandeira Nacional e ao civismo, além de uma consciência cidadã e o respeito aos seus iguais, incentivando assim, que o jovem DeMolay viva sua vida de forma digna e prazerosa.
 REVISTA DEMOLAY
A Revista DeMolay RJ é o meio oficial de comunicação da liderança juvenil do Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro (www.demolayrj.com.br) onde se pode encontrar todas as notícias da Ordem DeMolay no nosso Estado e até acontecimentos nacionais, divulgação dos projetos desenvolvidos, entrevistas e matérias sobre áreas de interesse, como ritualística, história e muito mais!!!
Site da Ordem DeMolay no RJ: www.demolayrj.org.br
canal no youtube: www.youtube.com/rjdemolay

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com