Filhas de Jó

by gobrj

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, USA, pela Mrs. Ethel Mick, que para as Filhas de Jó, representa mãe de nossa Ordem, por isso que a chamamos carinhosamente, de Mãe Mick. E possuem como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó da Escritura Sagrada, que diz: “Em toda Terra não se encontraram mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.”As Filhas de Jó estão presentes em alguns países como: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Guianas e Brasil.No Brasil está desde 1990, que foi trazida pelo Ilmo. Tio Alberto Mansur. E o 1º Bethel Brasileiro está instalado na cidade do Rio de Janeiro.O lugar das reuniões é chamado de Bethel, que significa “lugar sagrado”. A Ordem Internacional das Filhas de Jó, está divida em Bethéis, ou seja, cada localidade possui um Bethel, onde são realizadas as reuniões. Muitas vezes, um Bethel se reúnem em um templo maçônico, assim como a Ordem DeMolay. Os membros são reconhecidos pelo seus hobbys (túnicas) brancos, utilizados na época de Jó. As cores desta ordem são: branco, pureza e púrpura (roxo), significando realeza. Tem como lema:

“A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher.”

A ordem foi desenvolvida com a finalidade da formação do caráter moral, intelectual e espiritual das jovens. Trabalhando com a oratória em público, respeito aos pais, mães e guardiões, fraternidade, amor à pátria, além da realização de trabalhos filantrópicos. Os trabalhos ritualísticos da Ordem Internacional das Filhas de Jó pode ser assistido por tios maçons e membros do Conselho Guardião.

Mas, o que vem a ser o Conselho Guardião? São os conselheiros de um Bethel, por eles passam todas as decisões que as Filhas venham a tomar e aconselhando da melhor maneira, para o bem de todo o Bethel. Os membros do conselho guardião é composto por tios maçons e esposas de maçons.

Como se tornar um membro desta Ordem?? É necessário ser uma jovem, com idade 11 a 20 anos incompletos (19 anos), ter parentesco maçônico, podendo ser: filha, neta, sobrinha, afilhada de um maçom regular. Ao completar 20 anos, a irmã torna-se Membro de Maioridade, deixando de usar o hobby (túnica) de Filha de Jó.

Assim como as Lojas Maçônica possuem um Venerável Mestre ou o Capítulo Demolay possuem um Mestre Conselheiro, as Filhas de Jó também possuem uma Honorável Rainha, que representa a Filha mais velha de Jó, fica a seu encargo presidir todas as reuniões do Bethel.

Um Bethel é composto pela Tríade, que representa as 3 filhas de Jó, composta por Honorável Rainha, 1ª e 2ª Princesas. E a linha sucessória, composta pela Tríade e mais os cargos de Guia e Dirigente de Cerimônia. Demais cargos de um Bethel: Secretária; Bibliotecária; Capelã;Tesoureira; 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras; Musicista; Guarda interna e Guarda externa; 1ª e 2ª Zeladoras; Porta-Bandeira.

São 20 cargos e as demais irmãs onde ficam?? Bem, estes membros ficam no Coral do Bethel, durante sua estadia no coral, as irmãs estão se aprimorando para se tornar uma oficial, isto é, ocupar um cargo executivo.

Cada Gestão dura em torno de 6 meses. No Rio de Janeiro, o GOB patrocina 2 Betheis:

Bethel Duque de Caxias #8

Bethel Luz do Universo #13 (http://bethel13luzdouniverso.blogspot.com.br/).

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com