Guarda dos Selos

Informações Gerais

Buscando facilitar a rotina e tirar dúvidas das Lojas no envio de documentação à Guarda dos Selos, fizemos uma relação dos documentos necessários para cada tipo de solicitação, destacamos a importância de cumprir o que está previsto no Regulamento Geral da Federação (RGF), última atualização em 15/12/2020

  • Cópia Identidade CPF;
  • Foto 3×4 com terno e gravata;
  • Formulário de Indicação de Candidato (FIC);
  • Certidões: certidões negativas de feitos cíveis e criminais dos cartórios de distribuição de Justiça Estadual e Federal;
  • Certidões de Protestos de Títulos da Comarca onde reside o candidato;

A Loja pode optar em solicitar as certidões com a empresa conveniada: ENFOCK – Tel:2516-4258 / 2283-2263 – E-mail: enfock@uol.com.br


Aguardar publicação em Boletim do GOB, após 15 dias dar entrada no;

  • Placet de iniciação (formulário 107)
  • Declaração do Artigo 30

Após o recebimento do Placet de Iniciação (prazo de 06 meses para iniciar o candidato);

Comunicado de Iniciação (formulário 106)

  • Ata da Sessão
  • Prancha com a solicitação do obreiro
  • Formulário 309
  • Prancha do solicitante
  • Formulário de Quite Placet
  •      O processo de Regularização é semelhante ao de Iniciação. Inicialmente, o irmão a ser regularizado deverá dirigir Prancha à Loja, solicitando sua filiação mediante regularização. A Loja submete o pedido à aprovação.

    1ª Obs.: Irmãos de Potências não reconhecidas não poderão ser regularizados.

    2ª Obs.:  Caso o irmão tenha débito, deverá quitar seu débito com a Loja que o colocou na irregularidade. E solicitar Certidão de quitação.

    3ª Obs.: Irmão com Placet Ex Offcio com base no artigo 70 do RGF não poderão ser regularizados.

         Depois de aprovado:

    1. Baixar no site do GOB-RJ o Formulário de Regularização. 
    2. Colocar Foto 3 x 4 com paletó e gravata do irmão a ser regularizado.  
    3. Informar sobre o Placet no formulário. 
    4. Enviar para a Secretaria da Guarda dos selos, via Protocolos ou por e-mail.
    5. Após, fazer levantamento cadastral pela ENFOCK  ( 2518-6263 e 25164258) ou através de certidões dos cartórios. 
    6. Providenciar sindicâncias.
    7. Depois de 15 dias da publicação do Edital, a Loja poderá fazer o Escrutínio. 
    8. Aprovada a regularização, solicitar à Secretaria da Guarda dos Selos o Placet de Regularização.
    9. Feita a Regularização, comunicar à Secretaria da Guarda dos Selos através do Formulário 309, acompanhado de cópia do Placet de Regularização.

Após o recebimento do Placet de Regularização prazo de 15 dias para comunicar através; 

  • Formulário 309
  • Ata da sessão
  • Formulário Placet ex Officio
  • Ata da Sessão Extraordinária (Artº108. §4ª III RGF)

Para registro de suspensão por falta de frequência e/ou pagamento ou incompatibilidade com os princípios maçônicos, a comunicação deve ser feita à Secretaria da Guarda do Selos do GOB-RJ, através do Formulário de Placet Ex-Offício, conforme artigo 70 do RGF, citando os artigos correspondentes incursos:

 => artigo 70 e parágrafos: incompatibilidade com os princípios da Ordem;

 => artigo 73: inadimplência

 => artigo 76: infrequência

 Lembrando que a concessão de Placet ex-officio ocorre em Sessão Extraordinária (Artigo 108, § 4º, III, do RGF)

  • Prancha do solicitante
  • Prancha da Loja informando o desligamento e a Loja que o obreiro irá passar a recolher os metais.
  • Prancha do obreiro solicitando a troca
  • Prancha da Loja comunicando a troca e informando a Loja que o obreiro passará a   recolher os metais.
  • Prancha da Loja que está recebendo o obreiro
  • Ata de Instalação e Posse (Reassunção)
  • Ata de Posse da Administração

Encaminhar nominata da Diretoria com os dados completos;

Para facilitar o encaminhamento e o acompanhamento das solicitações das Lojas, o GOB-RJ disponibiliza em seu site, o Protocolo Digital, onde a Loja pode anexar arquivos e acompanhar através do número de identificação o andamento do protocolo.

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