Texto: Fernando Pessoa
– Poema em Linha Reta
– Tabacaria
Fernando Pessoa fez parte do segundo movimento do modernismo na literatura portuguesa.
Além de sua formação acadêmica, foi muito bem versado em astrologia, astronomia, filosofia, ciências ocultas e era poliglota.
Pessoa deixou de lado a métrica, a rima e as escolas clássicas da poesia. Inovou a poesia, tornando-se o mais universal poeta português. Ele criou vários Heterônimos como Ricardo Reis, Álvaro de campos, Alberto Caeiro.
Poema em linha reta e tabacaria são obras de Álvaro de Campos. Essas poesias revelam de maneira intima as diversas pessoas que existiam em Fernando Pessoa. Revelam também uma visão de mundo um tanto particular e por vezes pessimista.
Fernando Pessoa escreveu em sua época poemas que nos alimentam até hoje. E por isso deve ser citado e recitado sempre.
Direção: Evelin Reginaldo
Quando o processo de “Rastros de Pessoa” começou, eu não me coloquei como diretora efetivamente, mas sim como pedagoga. O trabalho consistia em um estudo prático das ações psicofísicas, termo elaborado por Stanislavski e desenvolvido por Grotowski. E para inspirar as ações, o ator escolheu as poesias de Fernando Pessoa. Assim começamos um trabalho sem ambição de criar um espetáculo, sem saber onde iríamos chegar. A premissa inicial do trabalho era fazer algo que nunca tínhamos feito antes.
Com o passar do tempo o estudo foi se transformando numa peça e eu me transformando como diretora. E como diretora, eu gosto de pensar os porquês. Por que trabalhar com poesia?
Por que Fernando Pessoa e seu niilismo? Por que fazer teatro hoje? Rastros de Pessoa é uma resposta. Acredito que em tempos difíceis precisamos cada vez mais de poesia.
Atuação: Akamouth Ysraeli
Celebrando 131 anos de nascimento do poeta e 84 anos de sua passagem para o Oriente Eterno nada mais justo do que celebra-lo em um templo maçônico em estilo psicofísico inédito, uma vez que teatro tradicional muitos o fazem brilhantemente.