Posse do Soberano Grão-Mestre Geral e Sapientíssimo Grão-Mestre Geral Adjunto em Brasília.

Em uma emocionante cerimônia realizada na noite de 24 de junho de 2023, no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil, ocorreu a posse dos novos Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto. Os Irmãos Ademir Cândido e Adalberto Eyng, respectivamente, assumiram os cargos.

O evento contou com a presença de diversas autoridades maçônicas, entre elas: Soberano Irmão Nei Inocêncio dos Santos, Grande Primaz do Supremo Conclave para Rito Brasileiro; Soberano Irmão Antônio Carlos Barbosa Ramos, Grande Comendador do Supremo Conselho do REAA do Grau 33; Jussane Guimarães, Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul; Eminente Irmão Osvaldo Luis Zago, Procurador Geral do GOB; Eminente Irmão Paulo César Torres, Presidente do Superior Tribunal Eleitoral Maçônico; Eminente Irmão Geraldo Adão Lamounier Júnior, Presidente do Superior Tribunal de Justiça Maçônico; Sapientíssimo Irmão José Emanuel Ribeiro de Paula, Presidente do Supremo Tribunal Federal Maçônico; Sapientíssimo Irmão Ricardo Volpe Maciel, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa; Presidentes de honra da Soberana Assembleia Federal Legislativa; Honrosos Eminentes Grão-Mestres Estaduais e Distrital e respectivos adjuntos do GOB; Sereníssimo Irmão Guilherme de Queiroz Ribeiro, presidente da COMAB – Confederação Maçônica do Brasil e Grão-Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco; Sereníssimo Irmão Fernando Fernandes, Grão-Mestre do GOB Paulista; Sereníssimo Irmão Abdalla Hanna Obeid; Sereníssimo Irmão Antônio do Carmo Ferreira, Grão-Mestre do Grande Oriente Maçônico do Distrito Federal, acompanhado do Grão-Mestre Adjunto, Eminente Irmão José Sales Neto; Sereníssimo Irmão Jorge Melo, Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio de Janeiro, acompanhado do Eminente Irmão André Wanderley, Grão-Mestre Adjunto, e José Carlos, Grande Secretário de Finanças do GORJ; Sereníssimo Irmão João Eduardo Noal Berbigier, representando o Presidente e o Secretário geral da CMSB; Sereníssimo Irmão Armando Assunção, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal; representantes da GLMERJ; delegações estrangeiras – Grão-Mestre da Grande Loja da Rússia; Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal e Presidente da 6º Zona da CMI, além do Vice Grande Secretário da Grande Loja Legal de Portugal; Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia e Grande Chanceler da Grande Loja da Bolívia; Vice Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai e Grande Chanceler da Grande Loja Simbólica do Paraguai; Grande Delegado Especial do Grão-Mestre da Grande Loja do Chile; Passado Grão-Mestre e Atual Grande Chanceler da Grande Loja da Argentina de Maçons Livres e Aceitos; Grão-Mestre da Grande Loja da Maçonaria do Uruguai e Grande Chanceler da Grande Loja da Maçonaria do Uruguai; Grão-Mestre Distrital da Grande Loja Distrital da América do Sul, Divisão Norte da Grande Loja Unida da Inglaterra, acompanhado do Grão-Mestre Distrital Adjunto e Grão-Mestre Distrital assistente.

As áreas externas anexas ao Templo Nobre estavam preparadas com telões, possibilitando que os Irmãos presentes pudessem acompanhar a cerimônia em tempo real. Além disso, a posse foi transmitida pela TV-GOB, permitindo que milhares de pessoas de todo o Brasil acompanhassem esse momento histórico.

Emocionado, o Soberano Grão-Mestre de Honra, Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, agradeceu a todos os obreiros pela confiança depositada nele e fez um apanhado dos resultados conquistados em sua gestão. Ele ainda agradeceu à Jussane Guimarães, sua companheira e presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Nacional, afirmando ser ela a maior incentivadora de seu trabalho.

Em seus discursos, os novos gestores cumprimentaram os presentes, reforçaram o compromisso com a Instituição e falaram sobre a honra de estar à frente da maior potência maçônica da América Latina. Além disso, aproveitaram para falar mais sobre a missão que têm adiante e seus planos de gestão.

Tanto o Soberano Grão-Mestre Ademir Cândido quanto o Sapientíssimo Grão-Mestre Adjunto Adalberto Eyng reafirmaram o compromisso com as milhares de Lojas e as mais de quinhentas mil pessoas diretamente ligadas ao Grande Oriente do Brasil, incluindo Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas. Além disso, os novos gestores se comprometeram a manter e ampliar as relações institucionais com a sociedade civil organizada e os poderes constituídos da República Federativa do Brasil.

Eles também destacaram a importância da manutenção da harmonia e do respeito mútuo com as potências regulares do Brasil e do exterior, além de ressaltar a importância do trabalho conjunto com os demais poderes do GOB, os Grão-Mestres Estaduais e Distrital. Eles também enfatizaram a necessidade de desenvolver processos de gestão eficientes para facilitar e agilizar as questões administrativas das Lojas e Orientes Estaduais e Distrital.

Ao se despedirem do público presente, os novos gestores exibiram felicidade e emoção, agradecendo ao gestor anterior e à sua esposa pelo belíssimo trabalho e dedicação incondicional ao Grande Oriente do Brasil nos últimos anos.

Com a posse do Irmão Ademir Cândido como Soberano Grão-Mestre Geral e Adalberto Eyng como Sapientíssimo Grão-Mestre Geral Adjunto, o Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro inicia um novo capítulo em sua história, prometendo continuar a promover os princípios maçônicos e fortalecer os laços fraternais entre seus membros e a sociedade em geral.

You may also like

Leave a Comment

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com